LN Guerra - SOBRE Pular para conteúdo



Notícias

Florestabilidade: Conhecendo o Manejo Florestal

11/06/2015


O Canal Futura exibiu a série Florestabilidade: Educação para o Manejo Florestal. O programa educativo, apresentado por Sérgio Marone, mostrou experiências bem-sucedidas no manejo de recursos das florestas pela população ribeirinha, em comunidades extrativistas, indígenas e por empresas, principalmente nos estados do Acre, Amazonas e Pará.



Em 15 episódios, a série tratou de assuntos como a extração de madeira, copaíba, açaí, castanha e látex. São colocados em pauta o desenvolvimento social e econômico das famílias e a inclusão de práticas ambientalmente responsáveis no dia a dia das pessoas que vivem no norte do país.

Para a realização da série, a equipe de produção entrevistou moradores da região, visitou terras indígenas e áreas de conservação, como a Floresta Nacional dos Tapajós, a Reserva Extrativista Verde para Sempre, a Reserva Extrativista Chico Mendes, entre outras. Florestabilidade conta também com depoimentos de diversos especialistas para abordar as formas sustentáveis de extração de recursos da natureza.

O primeiro episódio, Quanto vale a floresta?, faz uma introdução sobre o tema e ressalta a importância da manutenção da Amazônia para o equilíbrio do planeta. O programa faz parte de um projeto educativo, realizado pela Fundação Roberto Marinho e pelo Fundo Vale, com apoio do Serviço Florestal Brasileiro.

Veja também: Conheça o canal de vídeos do projeto Florestabilidade

Além da TV: Saiba mais sobre o projeto

Florestabilidade é um projeto de educação para o manejo florestal, que tem como objetivo despertar jovens talentos para uma importante missão: a de se tornarem gestores da maior floresta tropical do planeta.

O projeto deve chegar a mais de 150 mil alunos, nos estados do Pará, Amazonas, Acre e Amapá. Também será utilizado por extensionistas, que prestam assistência técnica rural e florestal para comunidades da Amazônia. O conteúdo será aplicado em parceria com as secretarias estaduais de educação e ambiente, por meio de oficinas de formação. Estima-se que a ação envolva mais de 2.000 professores e extensionistas em 2013.

Os recursos pedagógicos incluem 15 programas de televisão, 15 programas de rádio, livros para os mediadores (com conteúdo sobre manejo florestal e sugestões de planos de aula), um jogo didático e um website interativo que vai conectar os participantes do projeto com oportunidades de estudos e de trabalho em manejo florestal.


Fonte: http://www.futura.org.br/blog/2012/11/05/manejo-florestal-na-amazonia-e-tema-de-nova-serie-do-futura/